_________________________________________

_________

MENU

abacaxi-controle-de-pragas-organico-inseticidas-como-plantar-cultivar-plantio-adubacao-tecnicas-solo-irrigacao-mudas-colher

O abacaxi é uma cultura de regiões tropicais, embora seja cultivado também em muitas regiões subtropicais. A temperatura mais adequada para o crescimento da planta varia de 22 ºC a 32 ºC, com faixa ótima entre 29 ºC e 32 ºC.

Com referência à luminosidade, o abacaxizeiro requer um mínimo de 1.200 a 1.500 horas de luz por ano, com quantidade ótima entre 2.500 e 3.000 horas por ano, o que corresponde a 6,8 a 8,2 horas de luz por dia. Temperaturas baixas, insolação elevada e sombra muito intensa são prejudiciais ao desenvolvimento geral do abacaxizeiro.

Região ideal: Sudeste, Nordeste e Centro-oeste.

Os principais estados produtores de abacaxi no Brasil são Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Tocantins, Paraíba e Pernambuco (80% do total).

Conheça as técnicas do cultivo do abacaxi, Confira.

acerola-controle-de-pragas-organico-inseticidas-como-plantar-cultivar-plantio-adubacao-tecnicas-colheita-solo-irrigacao-mudas-colher

Planta de clima tropical, a aceroleira também apresenta boa adaptação em regiões onde o clima é subtropical. Prefere temperaturas na faixa de 15 ºC a 32 ºC, com média anual de cerca de 26 ºC. A planta, apesar de ser exigente quanto à insolação, devido à influência que o sol tem na produção de vitamina C, registra bom desenvolvimento em locais onde as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano.

O Plantio deve ser realizado, preferencialmente, no início ou durante os meses da estação das chuvas, em solos profundos, areno-argilosos e bem drenados. Exceto no inverno, o plantio pode ser feito em qualquer época do ano, se houver disponibilidade de irrigação no cultivo da fruteira.

Região ideal: Sudeste e Nordeste.

Somente Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco detêm juntos 60% da produção total.

O Sudeste, segundo maior produtor de acerola, com participação de 15% a 20% nos plantios do país.

Conheça as técnicas do cultivo da Acerola, Confira.

cafe-conilon-secar-secagem-terreiro-controle-de-pragas-organico-inseticidas-como-plantar-cultivar

Num primeiro momento, a área onde deve ser plantado o café conilon deve atender às exigências da cultura, levando em conta o solo e as condições climáticas. O local apropriado deve ter uma temperatura média anual entre 22 e 26 graus centígrados e altitude máxima de 500 metros.

Os solos indicados são os mais profundos, que sejam bem drenados e com textura média. As áreas de baixadas que tenham risco de encharcamento, os solos muito arenosos e áreas propícias à erosão são impróprias para essa cultura.
O plantio do café conilon deve ser feito durante o período chuvoso, pois quanto mais longe das chuvas, maior a probabilidade de perdas no plantio. Em regiões com risco de veranico, em épocas que sejam mais ou menos constantes, deve-se evitar plantar nesses períodos.

O Espirito Santo é o estado que mais produz o conilon.

Estados Produtores: Espirito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rondônia, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Amazonas e Pará.

Região ideal: Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

Conheça as técnicas do cultivo do Café Conilon, Confira.

gramas-controle-de-pragas-organico-inseticidas-como-plantar-cultivar-plantio-adubacao-tecnicas-colheita-solo-irrigacao-mudas

Produção de Grama em grande escala.
O maior mercado para produtores de grama no Brasil são para empresas de Jardinagem e floriculturas que fazem jardins em Condomínios, casas, sítios e casarões de Fazendas.
Muitos produtores de culturas tradicionais já estão substituindo estas pelo plantio de grama que apresenta um mercado garantido e maior rentabilidade. Há séculos, o homem vem selecionando gramíneas nativas para formação do tapete verde chamado gramado, sempre procurando espécies resistentes ao pisoteio e com considerável capacidade de regeneração.

Inicialmente, eram podados por animais, posteriormente, instrumentos comuns de corte até chegar nos dias de hoje a equipamentos altamente sofisticados.

Ao longo de muito tempo, o homem conseguiu desenvolver variedades e híbridos a partir de inúmeras pesquisas realizadas nos países do primeiro mundo, especialmente nos EUA. Hoje, existem no mercado variedades de gramas específicas para cada utilização a que o gramado deve atender, que vão desde um simples jardim residencial até gramas específicas para gramados esportivos, em particular o golfe.

Região e solo: Sudeste, Centro-oeste e Sul.
Em locais planos.
Obs: Requer muito sol e Muita irrigação.

Conheça as técnicas do cultivo de Grama, Confira.

kiwi-controle-de-pragas-organico-como-plantar-cultivar-plantio-adubacao-tecnicas-colheita-solo-irrigacao-mudas-colher

Para cultivo do Kiwi, as regiões mais frias do sul do país são as melhores.
Santa Catarina e Rio Grande do Sul têm culturas de kiwi e as temperaturas consideradas ideais ficam com média anual em torno de 17 ºC , com um total de 550 horas de frio.
As chuvas também não podem ser escassas, devem ser regulares, numa média de 1500 mm anuais bem distribuídos.
O clima para o cultivo do kiwi é o temperado com invernos de temperatura abaixo de 15 ºC e, conforme o cultivar, com cerca de 400-600 horas de temperaturas abaixo de 7 ºC, para garantir a dormência natural.

Estados Produtores de Kiwi no Brasil: Rio Grande do sul, Paraná e Santa Catarina.

Farroupilha no Rio Grande do sul é um município referência do Brasil no Cultivo do Kiwi.

Região ideal: Região Sul.

Conheça as técnicas do cultivo do Kiwi, Confira.

limao-taiti-controle-de-pragas-organico-inseticidas-como-plantar-cultivar-plantio-adubacao-tecnicas-colheita-solo-irrigacao-mudas-

Limao Taiti.
O clima ideal para o taiti é de 25 a 31°C.

Outro conhecimento que se faz necessário, diz respeito à adubação do limoeiro. Para adubar convenientemente o pomar, é imprescindível conhecer a disponibilidade dos nutrientes no solo e o estado nutricional da planta. Isso apenas pode ser obtido com base nas análises do solo e foliar. Essa análise foliar constitui um dos meios mais preciosos para avaliar o estado nutricional das plantas e determinar com exatidão e economia a quantidade de fertilizantes a ser empregada.

Estados que mais Produzem: São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pará, Rio de Janeiro e Rio Grande do sul.

São paulo tem mais da metade da produção Nacional.

Região ideal: sudeste, mas a Bahia e o Pará são dois estados fora do Sudeste que também são destaques na produção do limão.

Conheça as técnicas do cultivo do Limão Taiti, Confira.

maracuja-controle-de-pragas-organico-inseticidas-como-plantar-cultivar-plantio-adubacao-tecnicas-colheita-solo-irrigacao-mudas-colher

O maracujá é uma planta de clima tropical com ampla distribuição geográfica. A cultura do maracujá está em franca expansão tanto para a produção de frutas para consumo “in natura” como para a produção de suco. O Brasil é o primeiro produtor mundial de maracujá.

Clima e solo:
O maracujazeiro pode ser cultivado na maioria das regiões tropicais e subtropicais. 

Solo, calagem e adubação:
O solo deve ser profundo, arenoso ou levemente arenoso e bem drenado, pois, o encharcamento favorece a ocorrência de doenças do sistema radicular. Após a escolha da área, devem ser feitas amostragens do solo para análise química.
A adubação orgânica é uma prática importante para manter o solo produtivo. Vale lembrar que o sucesso da adubação depende tanto da quantidade adequada aplicada, quanto da época e localização do corretivo e dos fertilizantes.

Região ideal: Sudeste e Nordeste.

O estado da Bahia é o grande destaque na Produção de maracujá no Brasil.

Estados que mais produzem: Bahia, são Paulo, Minas Gerais e Espirito Santo.

Conheça as técnicas do cultivo do Maracujá, Confira.

morango-controle-de-pragas-organico-inseticidas-como-plantar-cultivar-plantio-adubacao-tecnicas-colheita-solo-irrigacao-mudas-colher

O morangueiro tem bom desenvolvimento em locais de clima subtropical e temperado. A faixa ideal para a floração e frutificação é de 13 oC a 26 oC. Deve ser cultivado a pleno sol, evitando a exposição a ventos moderados ou intensos. As flores e os frutos não suportam geada, granizo e chuvas intensas.
A epoca do plantio é geralmente em abril e Maio, já a colheita se dá de 60 a 80 dias após o plantio das mudas e poderá dar frutos por até seis meses.

Estados que mais produzem: Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal e Paraná.

O destaque desta vez na Produção é o estado de Minas Gerais, Principalmente o sul de minas.

Região ideal: Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Conheça as técnicas do cultivo do Morango, Confira.

pessego-controle-de-pragas-organico-inseticidas-como-plantar-cultivar-plantio-adubacao-tecnicas-colheita-solo-irrigacao-mudas-colher

Fruta de clima temperado, o pêssego tem seu cultivo concentrado na região Sul do Brasil. Porém, graças às pesquisas realizadas nos últimos 50 anos, foram conquistadas melhorias genéticas agora desfrutadas por diversos agricultores de pessegueiros em locais com temperaturas mais elevadas.
Os solos profundos, permeáveis e bem-drenados são os mais indicados e dão frutos de melhor qualidade, pois as raízes precisam de boa aeração. Evite áreas com nível de água freática a menos de 25 centímetros da superfície por mais de uma semana.

Estados que mais produzem: Rio Grande do Sul, São paulo, Espirito Santo, rio de janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná.

Região ideal: Sul e sudeste.

O Rio Grande do sul é disparado o maior produtor de pêssego do Brasil.

Conheça as técnicas do cultivo do Pêssego, Confira.

tomate-controle-de-pragas-organico-inseticidas-como-plantar-cultivar-plantio-adubacao-tecnicas-colheita-solo-irrigacaonv

A produção brasileira de tomate da safra 2014 foi de 4,30 milhões toneladas, com volume de
2,5% da produção e a nona colocação no ranking mundial. Há uma eventual correlação dos
resultados de ranking do tomate e da economia nacional ao nível do planeta. Essa produção
brasileira de tomate é consumida por 205 milhões de brasileiros, o que sugere um consumo anual de
21 kg per capita
Atualmente a china é o maior produtor de tomates do Mundo.

Estados com destaque na produção: Goiás, Minas Gerais, são paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná. Outros Estados também Produzem, mas em menos quantidade dos citados acima.

 

Região ideal: Sudeste, Sul e Centro-oeste.

Goiás, Minas Gerais e são paulo são os grandes produtores de tomates do Brasil. Esses três estados juntos são responsáveis por cerca de 50% da produção de tomates do Brasil.

Saiba tudo sobre a produção de tomates, Curso online ou em DVD, Confira.

palmeira-real-palmito-controle-de-pragas-organico-inseticidas-como-plantar-cultivar-plantio-adubacao-tecnicas-colheita-solo-irrigacao

O palmito extraído da Palmeira-Real apresenta inúmeras qualidades, tais como: textura extremamente macia, sabor brando e delicado, cor branca, além de possuir várias vitaminas e minerais.
O palmito é um produto comestível, tenro, macio e com forma cilíndrica. Ele é extraído no interior da extremidade superior do estipe (caule) de algumas espécies de palmeiras. Apesar de poder ser extraído de várias palmeiras, apenas as do gênero Euterpe predominam nesta atividade extrativa, por serem mais saborosas. Atualmente, o palmito extraído da Palmeira-Real vem sendo bem aceito no mercado, pois é saboroso, macio e nutritivo.

Estados que mais produzem:
Paraná e Santa Catarina.

Região ideal: Sul.

Saiba tudo sobre a produção de palmito da palmeira real, Curso online ou em DVD, Confira.

irrigacao-como-fazer-em-plantacoes-propriedades-fazendas-lavoura-irrigar-irrigacao-aprenda-cursos-soja-milho-cafe-laranja-irrigar

No Curso de Sistemas de Irrigação você vai aprender na prática a desenvolver projetos eficientes para diversas culturas, levando em conta a demanda de investimento, disponibilidade de água, clima, solo, relevo, fontes de energia, e claro, o tipo e característica ideal de irrigação.

As Irrigações implantadas que não são bem projetadas podem causar prejuízos enormes e desastrosos. Dentre eles destacamos os investimentos desnecessários com equipamentos e mão-de-obra de instalação, desperdício de energia, custo alto com a mão-de-obra no dia a dia do manejo e perda na produção devido a irrigação não ter sido feita do tipo correto. Ninguém deseja ter esse prejuízo ou proporcionar para outros, concorda?

A demanda por projetos de irrigação não para de crescer, pois não dá para confiar os resultados da produção apenas na chuva ou em manejos hídricos pouco eficientes. Faça o Curso de Irrigação e aumente a produção em sua propriedade. Faça sua inscrição.

adubacao-compostagem-como-fazer-lavoura-plantacao-organica-insumos-adubos-terra-preparada-solo-fertil-adubacao-plantio

A compostagem é um método de tratamento de palhas, de esterco e de outros resíduos orgânicos, que permite decompor mais rapidamente esses materiais, obtendo-se um produto rico em matéria orgânica e minerais importantes para as plantas.

Materiais como cinza, calcário, rocha fosfatada (fosfato de Araxá), pó-de-brita e farinha de osso também podem ser usados para enriquecer e melhorar o composto, mas em quantidades pequenas, as quais podem ser polvilhadas entre as camadas do composto. Quantidades excessivas desses materiais podem levar à inibição da decomposição da matéria orgânica, à salinização, à basificação e à acidificação do composto. Portanto, é preciso tomar cuidado com a dosagem.

Aprimore seus conhecimentos na adubação de propriedades agricolas com o curso online ou em DVD, Inscreva-se.

VEJA MAIS - PÁGINAS ABAIXO

 

clique-para-seguir-nosso-instagram
Muitas novidades e sorteios de cursos no nosso instagram, siga!
clique-para-curtir-nossa-fanpage-do-facebook
Nossa fanpage está recheada de conteúdo. Fique por dentro também dos sorteios. Curtiu?
nosso-whats-app-link-direto
Adicione, responda nossos status com nome e quero ganhar, estará dentro dos sorteios!

_________

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Iniciar uma Conversa ➜ whatsapp